Teatro Educa

Buscando uma melhor educação através do teatro

Corpo, Consciência e Liberdade

Resumo:

A oficina “Corpo, Consciência e Liberdade”, tem como objetivo investigar e estimular práticas, vivências, descristalizar comportamentos e movimentos mecanizados, através da linguagem da dança-teatro.

Objetivo:

A oficina tem como objetivo o encontro do participante com sua própria história, indo além de suas limitações através de métodos criativos, por meio de experienciações corpóreas, visando a liberdade do corpo e a criação de partituras e movimentos intuitivos, com base no repertório individual de cada pessoa, corroborando para criações individuais e coletivas descristalizadas e livres de preconceitos, com intuito da expansão da consciência corporal atrelada a suas práticas cotidianas.

Justificativa:

A importância da oficina designada aos públicos de todas as faixas etárias, busca a espontaneidade através de seus atos que serão descobertos e estimulados por meio de experienciações, brincadeiras e movimentações cotidianas, a partir do seu próprio corpo e de sua própria história. A oficina relaciona o encontro do indivíduo com a sua história e propicia a integração com a história do outro. A busca individual pelo movimento, pela expressão singular de cada um, com estilo de percepção, coordenação motora e ritmo.

Metodologia:

Com base nos exercícios de experimentação corporal, trabalhando a relação com o conteúdo pelo viés artístico. Utilizando exercícios e experimentos cênicos com base nos métodos: “O Teatro do Oprimido” de Augusto Boal e nas pesquisas do movimento de Rudolf Laban e Jacques Lecoq, o curso atende a demanda de quem busca se expressar através do movimento, da dança e do jogo cênico. Seguindo os jogos descritivos do manual “Jogos para Atores e não Atores” (1997) de Augusto Boal, “Dicionário de Laban” (2003) e “Domínio do Movimento” (1971) de Ruldof Laban, “O Corpo Poético – Uma pedagogia da criação Teatral” (1997)” de Jacques Lecoq. Pautados em tais experiências, aproximando o que há de efêmero na linguagem, relacionando e contribuindo com as relevantes vivências individuais e coletivas dos participantes.

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos de Oficinas